quinta-feira, 20 de outubro de 2011

A Força da Mulher Na Política!


A força que a mulher tem na política brasileira é grande, capaz de fazer transformações significativas e elas têm feito. O eleitorado feminino é maioria. O engajamento da mulher na vida política do Brasil e do mundo demonstra a capacidade delas no comando de um cargo público. Mesmo com a lei que obriga os partidos a estabelecerem cota mínima de 30% de participação de mulheres candidatas em eleições proporcionais, a participação da mulher na política ainda é tímida. Faltam incentivos para que a mulher esteja engajada no cenário político.
O Brasil tem 5.565 municípios, na última eleição, apenas 6.498 vereadoras foram eleitas e 503 prefeitas eleitas ou reeleitas. Nas Assembléias Legislativas são 106 deputadas. Dos 27 Estados da Federação, apenas quatro são governados por mulheres: O Maranhão, Rio Grande do Sul, Pará e o Rio Grande do Norte. No âmbito federal elas marcam presença, com força para fazer o diferencial. O Senado tem 81 senadores, 11 são mulheres. Na Câmara federal dos 513 deputados, 45 são mulheres.
Com o direito a votar ,o que veio tardio, a mulher conquista a cada momento novos setores e na vida política tem contribuído muito para um Brasil melhor. A prova disso são as cidades e capitais que são ou que foram administradas por mulheres competentes e determinadas; sejam como secretárias, vereadoras, prefeitas, deputadas, senadoras, governadoras ou ministras.
A mulher precisa de mais espaço na política para que ressalte o potencial que ela tem na sociedade. Só assim, será capaz de termos uma sociedade justa e igualitária.
 Mulher...Que tenha fibra, que seja empreendedora, perseverante,que porte coragem, que nunca perca a possibilidade de sonhar, que  tenha esperanças e que sempre carregue em si a capacidade de lutar por uma sociedade onde todos tenham oportunidades iguais...Devemos "colocar "no poder  uma mulher com o estilo PT de governar !

2 comentários:

  1. Bom... Janduis tem um eleitorado revolucionário! Ainda pairava a catinga da da finada ditadura militar, e seu povo elegeu Salomão prefeito, o qual acabava de chegar de Moscou, sendo chamado de comunista... Depois elegeu Zé Bezerra, com a força de Salomão, primeiro prefeito do PT do RN. E agora parece que vai eleger a senhora Nailka Saldanha primeira mulher petista, prefeita em municipio do RN... E toca fogo, Janduis! Niguem segura a gente janduiense! Um bom lema seria este: VAMOS MUDAR O RN A PARTIR DE JANDUIS: RN x NR!

    ResponderExcluir
  2. Nobre colega blogueiro venho por meio deste comentário parabenizá-lo pelo grande trabalho desenvolvido nesse especo, sabedor da credibilidade do referido blog, proponho uma parceria entre os sites, em que um coloca o link do outro na lista de blogs, meu blog é o “Se Liga” da cidade de Janduís http://iurialysson.blogspot.com/
    Um fraterno abraço.

    ResponderExcluir